Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Inadimplência de micro e pequenas cresce em maio

Foto: Shutterstock

Segundo estudo da Serasa Experian, em maio de 2018, 5,122 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes no Brasil. Um crescimento de 0,8% em relação a abril do mesmo ano, quando 5,080 companhias destes portes estavam com dívidas atrasadas. É a 15ª alta consecutiva e novo recorde histórico registrado em maio. Na comparação com maio de 2017 (4,699), o aumento chega a 9,0%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as sucessivas altas na inadimplência do segmento ainda demonstram os efeitos da lenta recuperação da economia no comportamento dos indicadores mês a mês, agravados em maio com a paralisação dos caminhoneiros, que afetou negativamente todas as cadeias produtivas. A avaliação é de que esse cenário comece a se estabilizar, fomentado pelas taxas de juros reduzidas e pelo consequente acesso a mais e melhores condições para renegociações de dívidas – a exemplo do serviço oferecido pelo PJ (www.serasarecupera.com.br) – e para uma retomada no uso do crédito para financiamento da expansão dos empreendimentos.

Os indicadores por setores de mercado repetiram em maio/2018 patamares similares aos registrados nos quatro primeiros meses do ano. Serviços (46,2%), comércio (44,7%) e indústria (8,7%) mantiveram suas participações no total de 5,122 milhões de MPEs com contas em aberto no Brasil.

Com mais da metade dos micro e pequenos empreendimentos brasileiros com dívidas em atraso, o Sudeste lidera o levantamento (54,1%), seguido pelo Nordeste (16,2%), Sul (15,8%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (5,2%).

Fonte: Serasa

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.