Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Prescrição farmacêutica alivia pressão sobre médicos de família

A prescrição de medicamentos por farmacêuticos pode proporcionar importantes benefícios para as equipas dos cuidados de saúde primários, de acordo com um relatório produzido pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido, que analisou o projeto GP Pharmacy Transformation, financiado pelo NHS, para avaliar o contributo dos farmacêuticos comunitários, enquanto prescritores independentes, e dos serviços prestados farmácias para alargar a oferta do sistema de saúde, ao nível dos cuidados de saúde primários.

O projeto abrangeu cinco comissões clínicas da região de Nottingham e foram acordadas práticas entre médicos de clínica geral e farmacêuticos comunitários durante um ano, num total de 13 mil consultas ao longo do ano. O estudo concluiu que os farmacêuticos conduzem programas de revisão da medicação, libertando desde logo tempo despendido pelos médios nesta ação.

Concluiu-se também que os farmacêuticos conseguiram iniciar programas de acompanhamento e de revisão da terapêutica de doentes crónicos, libertando também recursos nos cuidados de saúde primários.

Entre as limitações identificadas neste trabalho está o reduzido número de farmacêuticos comunitários qualificados e certificados como prescritores independentes, o que levou inclusivamente ao recrutamento de um farmacêutico hospitalar para participação no projeto.

Os autores do estudo sugerem por isso a formação e qualificação dos farmacêuticos, no sentido do reconhecimento como prescritores, com evidentes benefícios para todo o sistema de saúde.

Com tempos de consulta mais prolongados, que permitem a prestação de um serviço mais centrado nas necessidades dos doentes, os farmacêuticos comunitários são agentes de saúde cruciais na promoção da adesão à terapêutica e do uso responsável dos medicamentos, aumentando a eficiência dos sistemas e a efetividade das terapêuticas administradas aos doentes.

Fonte: Ordem dos Farmacêuticos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.