Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Doenças silenciosas servem de alerta para check-ups periódicos

Doenças silenciosas pedem exames de rotina

Foto: Reprodução da Internet

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

As doenças silenciosas costumam ser perigosas para quem não leva os cuidados com a própria saúde a sério. A ausência de sintomas aparentes exige que a postura do paciente diante do risco de doenças mais graves seja preventiva. O alerta é do CEO do Grupo First, responsável pela operadora de planos de saúde You Saúde, Rodrigo Felipe.

“Doenças como HIV, depressão, disfunções da tireoide, diabetes, hipertensão, hepatite C e algumas formas de câncer não dão sinais evidentes de manifestação. Nestes casos, a maneira de identificar se há um problema sério no organismo é fazendo um check-up médico”, diz.

As pessoas ainda têm o costume de pensar que a consulta médica é apenas uma forma de remediação. Isso traz riscos para a saúde, levando em consideração que os sintomas tendem a aparecer somente quando a doença está em um estágio mais avançado e, provavelmente, com chances de cura reduzidas.

Por este motivo, é importante manter os exames clínicos e laboratoriais em dia, como os de sangue, urina e fezes. É possível que o médico peça também exames de biópsia ou ressonância magnética, dependendo das análises. “Qualquer que seja a enfermidade, é certo que quanto antes iniciar o tratamento, melhor. Mas no caso das doenças silenciosas, o início será sempre para ontem”, finaliza Rodrigo.

Veja também: Trombose: conheça causas e como evitá-la

Sair da versão mobile