A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou um novo formulário eletrônico para o envio do relatório semestral de suspeitas de eventos adversos aos anorexígenos. O período para enviar o relatório referente ao primeiro semestre, abrangendo entre 1º de janeiro e 30 de junho”, encerrou-se no dia 31 de julho de 2021.
O do segundo semestre do ano, que cobre o período entre 1º de julho e 31 de dezembro, deverá ser enviado entre os dias 1º e 31 de janeiro de 2022.
Como explica a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o formulário deve ser preenchido pelos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox, mesmo na ausência de notificações de eventos adversos.
O motivo para a ausência de notificação deve ser preenchido pelo responsável. Por exemplo: não houve relatos de eventos adversos por pacientes que fizeram uso de medicamentos contendo substâncias anorexígenas no período informado.
Após a gravação das informações, o comprovante do preenchimento e envio do relatório deve ser impresso ou salvo, com posterior arquivamento na empresa.
Veja também: Prepare sua farmácia de manipulação para a vistoria da Polícia Federal