Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

15 de julho – Dia do homem

Maxpress

Mutirão de Saúde do Homem oferece orientação gratuita sobre prevenção de doenças masculinas

Ação é fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Urologia e a Bayer Schering Pharma

Para marcar o Dia do Homem – comemorado em 15 de julho – a Sociedade Brasileira de Urologia e a Bayer Schering Pharma realizam, na cidade de São Paulo, o "Mutirão de Saúde do Homem". Nesse dia, quem passar pelo Vão do MASP, na Av. Paulista, das 7h às 14h, poderá fazer medição de glicemia, pressão arterial e circunferência abdominal, além de receber um material informativo especial desenvolvido pela SBU sobre a saúde do homem em todas as fases da vida.

De acordo com o urologista José Carlos de Almeida, presidente da SBU, é preciso estimular mais os homens a cuidarem da saúde, incentivando-os ao hábito de visitar o médico desde a infância até a maturidade. "O homem brasileiro deve ter no médico seu aliado e precisa entender que a falta de cuidado com a saúde irá gerar prejuízos muito grandes para ele próprio e também para sua família", afirma o presidente da SBU.

"Várias doenças masculinas merecem nossa atenção e prevenção em todas as fases da vida, dentre elas a fimose e varicocele (na adolescência), as doenças relacionadas ao bom desempenho sexual e os cânceres de pênis e testículos (no adulto) e as doenças da próstata e tumores em geral do trato urinário (no idoso)", destaca José Carlos de Almeida. A SBU recomenda que o homem inicie sua avaliação anual da próstata aos 40 anos caso tenha relato de doença prostática na família ou aos 45 anos se não existir o histórico familiar.

Outro problema que pode atingir o homem na maturidade é o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), causado pela queda excessiva dos níveis de testosterona no organismo do homem. O distúrbio atinge cerca de 9% dos homens com mais de 40 anos e 33% dos homens com mais de 60 anos, e pode estar relacionado com: diminuição da libido, disfunção erétil (DE), cansaço, perda de memória, perda de massa muscular e óssea, desânimo, insônia, irritabilidade, fogachos, obesidade, entre outros sintomas.

Dicas de saúde para o homem

Prevenir é sempre melhor e algumas doenças que acometem os homens com mais de 40 anos podem ser facilmente detectadas com a realização de exames periódicos:

Testosterona, SHBG e Albumina (necessários para o cálculo da taxa de testosterona no sangue)
Prolactina
FSH e LH (relacionados à saúde dos testículos)
PSA (detecção de câncer de próstata)
Hemograma
Avaliação prostática (toque retal)
Medição da pressão arterial
Glicemia (diagnóstico do diabetes)
Dosagem de colesterol e triglicerídeos (detecta dislipidemia)

Manter um estilo de vida saudável também colabora para melhorar a saúde e a qualidade de vida do homem, em todas as idades. Por isso, é importante:

Ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos fontes de fitoestrogênios (brócolis, espinafre, repolho, couve flor, feijão, soja e abóbora), licopeno (tomate, goiaba e melancia), sel&eci

Sair da versão mobile