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A Profarma divulgou os resultados do segundo trimestre de 2016 nesta terça-feira, 3 de agosto. A Companhia vem apresentando uma visão consolidada proforma, considerando 100% da Divisão Especialidades, para melhor entendimento dos resultados dos investimentos.

Com aumento de vendas em todas as Divisões, a Profarma registrou, no segundo trimestre de 2016, faturamento (receita operacional bruta proforma consolidada) de R$ 1,4 bilhão –  15,2% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior – e 1,4% maior do que o primeiro trimestre de 2016. A eficiência operacional do Grupo também evoluiu em comparação ao mesmo período do ano passado, com redução de 1.0 p.p. na relação de despesas operacionais sobre a receita líquida. Com isso, o Ebitda proforma consolidado superou em 59,8% o 2T15, registrando R$ 60,2 milhões neste ano. Esse resultado é 2,3 vezes maior do que o Ebitda do trimestre anterior.

Para Max Fisher, CFO e diretor de RI, o objetivo estratégico da Companhia tem sido o diferencial para o bom resultado. “Diante de uma conjuntura que ainda combina um elevado nível de incertezas externas e uma forte contração da atividade interna, os resultados alcançados pelo Grupo Profarma no segundo trimestre reforçam a assertividade da nossa estratégia de diversificação”, explica. O CFO ainda ressalta que o aumento de capital realizado, homologado ao final de junho e que totalizou R$ 140,0 milhões, tem o propósito de fortalecer a estrutura de capital da Companhia, e possibilitará a continuidade de crescimento e também a captura de possíveis oportunidades nos segmentos de atuação.

 

DIVISÃO DISTRIBUIÇÃO FARMA

Registrou crescimento de 11,4% nas vendas em relação ao 2T15, registrando faturamento de R$ 1,0 bilhão. O principal destaque em categorias foi o segmento de Higiene Pessoal & Cosméticos, que apresentou evolução de 19,5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O Ebitda atingiu R$ 45,1 milhões, aumento de 59,0% na comparação com o segundo trimestre do ano anterior, a margem Ebitdafoi de 5,3%, a maior já registrada pela divisão nos últimos 7 anos.

DIVISÃO ESPECIALIDADES

Com aumento de 41,9% nas vendas em comparação ao segundo trimestre do ano passado, esta divisão registrou receita bruta de R$ 246,5 milhões, impulsionado pelo aumento de 54,2% nas vendas no setor privado. O Ebitda registrou crescimento significativo de 80% em comparação ao 2T15, alcançando R$ 5,1 milhões no trimestre.

DIVISÃO VAREJO

Apresentou aumento de 10,5% em relação ao 2T15, com receita bruta consolidada de R$ 204,8 milhões, diretamente relacionado ao crescimento de vendas nas lojas maduras de 8,5%. Além disso, houve redução de 0.5 p.p. nas despesas operacionais, impactando diretamente no resultado de R$ 9,8 milhões do Ebitda, crescimento de 50,1% na comparação entre o 2T16 e o mesmo período do ano anterior. Com estes desempenhos, a margem Ebitda alcançou 4,8%, aumento de 1.3 p.p. frente o 2T15, sendo a maior margem já alcançada pela divisão desde 2013.

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