A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) realizou mais uma edição do Road Show no Rio de Janeiro. A capacitação ocorreu no Hotel Prodigy Santos Dumont na sexta-feira (14) e reuniu 450 farmacêuticos, além de diversas marcas, como Cimed, EMS, Hertz, Nestlé e Prati-Donaduzzi. O farmacêutico e coach de desenvolvimento de projetos, Marcelo Cristian, conduziu o evento.
Leia: Abrafarma Future Trends terá venda de ingressos em 2023
Na edição carioca do Road Show 2023, foram debatidos temas como novas tecnologias e tendências do mercado, o papel do farmacêutico na sociedade, a farmácia clínica e o futuro do farmacêutico no mercado.
Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, participou da cerimônia de abertura ao lado de Marcelo Cristian e do comediante de stand-up Moisés Loureiro. O presidente da Drogaria Venancio, Armando Ahmed, também prestigiou o evento à tarde.
O head de Marketing de Medicamentos, Weverson Santos, da farmacêutica Cimed, marcou presença no evento. Ele apresentou dados que destacam o consumo dos medicamentos genéricos entre a população e conversou com o público sobre a importância da jornada do consumo nas farmácias e drogarias, bem como sobre acesso a medicamentos.
Weverson também apresentou o portfólio de medicamentos da farmacêutica, incluindo vitaminas e antigripais. Além disso, interagiu com o público e realizou um game com premiação de brindes em produtos Cimed.
Logo após, Sérgio ministrou uma palestra com o tema “O farmacêutico e a profissão: uma janela para o futuro”. Ele comentou as principais tendências do varejo farma, a farmácia clínica, as evoluções das farmácias e destacou sua história de vida e as viagens que realizou no exterior em busca de ideias para o mercado.
“O Road Show está em sua sétima edição e nasceu com o objetivo de capacitar ainda mais o farmacêutico. Além dos cursos online, nos quais emitimos mais de 20 mil certificados, estamos realizando a capacitação presencial para trazer uma energia diferente e revigorar as pessoas. Estamos trazendo o farmacêutico para fora dos balcões para discutir sobre relacionamento com o cliente, suplementação e lançamentos de novos produtos. É importante que o farmacêutico tenha uma visão de futuro e saiba aonde quer chegar em sua carreira. Nós queremos que a farmácia se relacione e não apenas realize transações comerciais”, comenta Sérgio Mena Barreto.
Marieli Machado, gerente de Estratégia Comercial, e Bianca Pilling, coordenadora de Trade Marketing da farmacêutica Hertz, trouxeram o tema “Consumer Health na farmácia 4.0” para a capacitação. Elas apresentaram algumas estratégias de como expor corretamente os produtos nas gôndolas, técnicas de precificação e dicas para impulsionar as vendas. Além disso, Marieli e Bianca também realizaram uma dinâmica com representantes de algumas redes que estavam presentes e premiaram os vencedores.
A farmacêutica Prati-Donaduzzi também marcou presença no Road Show da Abrafarma. Liberato Brum, farmacêutico industrial, mestre e doutor em Ciências Farmacêuticas e representante da companhia, comentou os desafios da indústria farmacêutica no desenvolvimento de medicamentos à base de canabidiol.
Já a Nestlé, na reta final do evento, trouxe o tema “Inovações e tendências em nutrição”. Adriana Lima, nutricionista e Medical Scientific Liaison da Nestlé, apresentou a linha de suplementos alimentares para crianças e adultos ao público.
No final do evento, Laís Costa, farmacêutica com especialização em Engenharia Farmacêutica e representante da EMS, chamou ao palco quatro farmacêuticos para uma dinâmica muito interessante. Eles tiveram que descobrir o que estava escrito no receituário médico. Todos foram premiados com brindes especiais.
Leia também: Conheça os detalhes da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023
“Eu acho o Road Show um evento espetacular. Nós conseguimos aprender muita coisa aqui. Com certeza, vou levar o conhecimento que adquiri aqui para o meu ambiente de trabalho. É muito importante estarmos atualizados sobre as novas tendências do mercado”, comenta Olinda Tavares, farmacêutica da rede A Nossa Drogaria.
“Este evento mostrou a importância do papel do farmacêutico dentro de farmácias e drogarias. Consegui adquirir bastante conhecimento teórico”, completa Beatriz Lago, farmacêutica na Drogaria Venâncio.