Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Aché lança manual com orientações sobre embalagens em Braille

Assessoria de Imprensa Aché

Em mais uma demonstração de respeito ao consumidor e de transparência com o setor farmacêutico, o Aché lança o manual “Aplicando Braille em Embalagens Secundárias e as Novas Exigências da RDC 71”. A cartilha traz informações sobre deficiência visual, história do alfabeto Braille e orientações sobre a correta adequação à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 71, publicada em 22 dezembro de 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A companhia, pioneira na acessibilidade no setor, disponibiliza em CD uma versão da bula de seus medicamentos para deficientes visuais desde 2006, anos antes da obrigatoriedade legal, e desde 2005 oferece uma central de atendimento exclusivo às pessoas com deficiência auditiva. Os rótulos em Braille, que em 2010 passaram a ser o padrão legal no Brasil com a RDC 71, fazem parte da rotina do Aché desde 1996.

A RDC 71 estabelece regras e diretrizes para a rotulagem, visando garantir o acesso à informação segura e adequada em prol do uso racional de medicamentos, sendo válida para todos os fabricantes. De acordo com a resolução, as embalagens secundárias, ou seja, as que são visíveis pelo paciente, devem informar o nome comercial do medicamento ou, na sua falta, a denominação genérica de cada princípio em sistema Braille, sem afetar a legibilidade das informações.

O manual pode ser solicitado gratuitamente por meio da Central de Atendimento a Clientes do Aché, no telefone 0800-701-6900 ou no e-mail cac@ache.com.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Sair da versão mobile