Governo do Paraná
Os pesquisadores poderão analisar novos métodos de desenvolver os processos de manutenção de medicamentos para o tratamento de enfermidade
Profissionais vindos de países africanos estão em Curitiba, entre os dias 11 e 15 de maio, para conhecer os processos de armazenamento e distribuição de medicamentos utilizados para o tratamento de pessoas portadoras do vírus HIV no Paraná. A escolha do Estado como base para o treinamento foi feita pela Coordenação Nacional do Ministério da Saúde – Atualmente, mais de 8 mil pacientes recebem medicamentos para o tratamento da aids no Paraná.
Os 10 técnicos participantes representam países africanos de língua portuguesa como Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique. Eles estão conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), Centro de Orientação e Aconselhamento de Saúde e pelo Centro de Especialidades de Santa Felicidade.
Desde 2006, o Paraná utiliza um sistema informatizado para o controle e distribuição de medicamentos antirretrovirais. O Sistema Informatizado de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) foi implantado pelo Ministério da Saúde e visa o controle da entrada e saída de medicamentos, além de permitir a avaliação e adesão dos pacientes, a frequência com que apanham os medicamentos, o monitoramento dos tratamentos nas diferentes categorias de usuário, além da qualidade nas informações.