Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Africanos conhecem modelo brasileiro de distribuição de medicamentos para Aids

Governo do Paraná

Os pesquisadores poderão analisar novos métodos de desenvolver os processos de manutenção de medicamentos para o tratamento de enfermidade

Profissionais vindos de países africanos estão em Curitiba, entre os dias 11 e 15 de maio, para conhecer os processos de armazenamento e distribuição de medicamentos utilizados para o tratamento de pessoas portadoras do vírus HIV no Paraná. A escolha do Estado como base para o treinamento foi feita pela Coordenação Nacional do Ministério da Saúde – Atualmente, mais de 8 mil pacientes recebem medicamentos para o tratamento da aids no Paraná.

Os 10 técnicos participantes representam países africanos de língua portuguesa como Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique. Eles estão conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), Centro de Orientação e Aconselhamento de Saúde e pelo Centro de Especialidades de Santa Felicidade.

Desde 2006, o Paraná utiliza um sistema informatizado para o controle e distribuição de medicamentos antirretrovirais. O Sistema Informatizado de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) foi implantado pelo Ministério da Saúde e visa o controle da entrada e saída de medicamentos, além de permitir a avaliação e adesão dos pacientes, a frequência com que apanham os medicamentos, o monitoramento dos tratamentos nas diferentes categorias de usuário, além da qualidade nas informações.

Sair da versão mobile