ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Ascoferj firma parceria com Hemorio

Revista da Farmácia – ed. 196:

15181680_1595436090471779_6502681825754727096_n

Com o intuito de ajudar a salvar vidas, seja pela doação de sangue ou medula óssea, a Ascoferj acabou de firmar parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio). O presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, afirma que o objetivo da entidade é o de propagar informações sobre a importância desses dois tipos de doação. “Como parceiros, queremos incentivar as farmácias e drogarias a realizarem campanhas informativas para seus clientes e também estimular as entidades do setor a fazerem o mesmo”, disse.

Atualmente, no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas são coletadas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Segundo a responsável pela área de Captação de Doadores de Sangue do Hemorio, Simone Maia, as campanhas de sensibilização ajudam muito, como as que são realizadas no Dia Nacional do Doador – 25 de novembro – e no Carnaval, mas não são suficientes para atender à demanda. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que, pelo menos, 3% a 5% da sociedade doem sangue regularmente. Isso quer dizer que precisamos triplicar esse percentual, porque ainda não alcançamos esse número”, destaca Simone.

O Ministério da Saúde (MS) também trabalha para aumentar esse índice. Por isso, reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos – com autorização do responsável – e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País.

Existem períodos em que o número de doadores diminui consideravelmente, o que afeta milhares de vidas. De acordo com o Hemorio, as férias escolares, no mês de janeiro, costumam deixar as cidades mais vazias e, consequentemente, com poucas pessoas disponíveis para a doação.

Importante ressaltar algumas exigências básicas para a doação, como pesar mais de 50kg, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas 12h antes da doação nem comidas gordurosas quatro horas antes e ter dormido, pelo menos, seis horas na noite anterior.

Em breve, a Ascoferj vai divulgar mais detalhes sobre essa nova parceria no site e mídias sociais da entidade. Para mais informações e esclarecimentos sobre como doar, o Hemorio pede que a pessoa entre em contato com o Disque-Sangue pelo 0800 282 0708. Além disso, o Hemorio está presente no Facebook, Twitter e Instagram.

Quer falar com o Hemorio?

– Endereço: Rua Frei Caneca, nº 8, Centro, Rio de Janeiro.

– Funcionamento: Todos os dias, incluindo feriados e fins de semana, das 7h às 18h. O salão de doadores fecha apenas no dia 1º de janeiro.

– Disque-sangue: 0800 282 0708, de segunda a sexta, das 8h às 16h. 

Fonte: Hemorio

Comunicação Ascoferj

Sair da versão mobile