Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) realizou a terceira edição do Abrafarma Future Trends, no EXPO TRANSAMÉRICA, em São Paulo.
O evento reuniu mais de dois mil executivos e gestores das maiores redes de farmácias brasileiras, além de executivos da indústria farmacêutica, de higiene e beleza e serviços. O presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, esteve presente para acompanhar as tendências do setor varejista.
Fez parte da programação do evento a apresentação de uma pesquisa sobre a cobertura vacinal no Brasil, que, na opinião da Abrafarma, poderia ser ampliada, podendo atender mais 28 milhões de pessoas, com um gasto de R$ 2 bilhões. Isso se as mais de 6,2 mil lojas das redes associadas passassem a realizar o serviço de atenção farmacêutica, que prevê, entre outras coisas, a aplicação de vacinas.
Para isso, é preciso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamente a medida, que já está garantida pela Lei federal 13.021/14. Por enquanto, há apenas 700 clínicas no país realizando este serviço. Sem falar que esta medida pode desafogar o já oneroso sistema de saúde pública. A pesquisa também apresentou como exemplos a cobertura vacinal em diferentes países e o gasto médio por pessoa.
Fonte: Abrafarma