Diário Popular – RS
Depois do Banco de Alimentos, do Banco de Empregos e do Banco de Leite, foi criado em outubro do ano passado, em Pelotas, o Banco de Remédios Madre Tereza de Calcutá com o objetivo de arrecadar remédios, através de doações, e distribuí-los a comunidades carentes. O banco já possui grande variedade de medicamentos.
Segundo a coordenadora do Banco de Remédios, Maria Eulalie Mello Fernandes, médicos e laboratórios farmacêuticos da cidade têm colaborado muito com doações. Todos os remédios recebidos são catalogados e armazenados devidamente, aguardando a necessidade de cada paciente. É indispensável a apresentação de receita médica e cadastro para o controle. Geralmente, a medicação é fornecida para um mês de tratamento.
O banco de remédios está firmando grandes parcerias, uma delas com a farmácia Uso Indicado. As farmacêuticas e proprietárias, Ana Rosi Abduch e Luciana Azevedo, que já eram parceiras do Banco de Leite, julgaram de extrema importância sua colaboração neste projeto. Uma das prioridades para as farmacêuticas será levar ao conhecimento dos médicos o tipo de medicamento disponível no banco, para que os profissionais possam receitá-los com a certeza de que serão encontrados no local.
Para quem quiser doar medicamentos existem três pontos de arrecadação: na Clínica Médica Sylvia Isaacsson, Rua 15 de Novembro, 726, na sede do escritório da Rede de Farmácias Tchê, Rua Gonçalves Chaves 3.007, e na sede do Banco de Alimentos, Avenida Fernando Osório, 1.280.