Guia da Farmácia
Kogenate FS, produto biotecnológico, é o primeiro de uma série e já está aprovado pela Anvisa
A Bayer Schering Pharma, divisão da Bayer HealthCare, está entrando no mercado brasileiro de hemofilia. Ao mesmo tempo em que passa a disponibilizar seu produto Fator VIII, 100% recombinante (Kogenate FS), a companhia anuncia produtos mais inovadores, em fase final de pesquisa, que em breve poderão beneficiar as pessoas com hemofilia.
Kogenate FS é voltado para o tratamento de pacientes com hemofilia A grave. O medicamento é muito eficiente e está relacionado a uma baixa taxa de formação de inibidores (15%), grave problema enfrentado pelos pacientes que se utilizam das terapias atuais. O produto já está aprovado pela Anvisa, e já é comercializado em quase todos os países, aprovado pelo FDA e EMEA.
O lançamento no Brasil de Kogenate FS é o início de uma série de outros tratamentos que a companhia oferecerá aos pacientes nos próximos anos. A Bayer está criando a próxima geração de terapias para a hemofilia. Com dezenas de pesquisas em estágio avançado, a empresa lançará em breve outros dois produtos que trarão grande melhora à qualidade de vida do hemofílico: Fator VIII recombinante de ação prolongada (Kogenate Lip) e a proteína rFVIIa.
Kogenate Lip já está em fase avançada de testes clínicos, sendo que em breve chegará ao mercado. Este novo medicamento, com ação prolongada, alterará substancialmente o tratamento da hemofilia, permitindo uma infusão semanal para o tratamento profilático da doença.
Ainda em estágio inicial de pesquisa, os ensaios clínicos com a proteína rFVIIa são importante esperança para os pacientes que desenvolvem anticorpos neutralizantes ou inibidores contra o fator VIII ou fator IX. A Federação Mundial de Hemofilia considera atualmente a formação de inibidor como a complicação mais grave para pacientes hemofílicos, já que de 20 a 30 por cento das pessoas com hemofilia A grave são susceptíveis a desenvolver inibidores para terapias atuais.