Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Brasil tem novo dicionário de substâncias farmacêuticas

Abifina

Abiquif lança a mais nova e completa edição do Dicionário de Substâncias Farmacêuticas Comerciais, com 12.133 verbetes, nos moldes das principais publicações internacionais, consideradas importante instrumento de referência nos principais mercados farmacêuticos do mundo

Um trabalho criterioso e persistente do farmacêutico Onésimo Ázara Pereira, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica (ABIQUIF), que coletou e aglutinou informações dispostas em quatorze diferentes fontes para a quarta edição dessa obra, que quase dobrou de tamanho desde sua criação, em 2000 – que contou com 7.958 substâncias listadas.

Nesta edição, o autor incluiu a lista de radiofármacos (agentes radioativos), produtos químicos (farmoquímicos ou não) que têm na sua composição um radionuclídeo e são utilizados para diagnóstico e tratamento de várias doenças, particularmente em vários tipos de câncer.

Também conta da obra uma lista com substâncias controladas (cerca de 850) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com a Portaria 344, de 12 de maio de 1998. "É mais um elemento disponível na busca correta das substâncias farmacêuticas comerciais desejadas", observa o autor.

O Dicionário de Substâncias Farmacêuticas Comerciais é editado pela Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica (ABIQUIF) com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

As vendas do Dicionário de Substâncias Farmacêuticas Comerciais – 4ª edição estão a cargo da LCM Comunicação Ltda. – Tel.: (21) 2553-6391 / e-mail: dsfc@abiquif.org.br.

Sair da versão mobile