Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Bulário Eletrônico recebe novos lotes

ANVISA

Nesta semana, mais 63 bulas de medicamentos foram publicadas no Bulário Eletrônico da Anvisa. As bulas estão adequadas às novas regras, como determina a resolução RDC 47/09, que estabeleceu que as letras devem ser maiores e o texto mais amigável ao leitor.

Publicada em setembro de 2009, a RDC 47/09, trouxe para a sociedade mais do que um texto acessível. De acordo com a norma, os portadores de deficiência visual poderão solicitar aos Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) das indústrias, as bulas adaptadas à sua condição, que podem ser em Braille, formato de áudio ou com letras aumentadas.

No prazo de 180 dias, contados a partir da publicação no Bulário Eletrônico, dia 31 de agosto, estas 63 bulas serão encontradas nas caixinhas dos medicamentos vendidos ao consumidor final. Esse é o tempo de adaptação oferecido às indústrias para que elas substituam as bulas que estão em circulação atualmente.

Algumas das bulas que vão para o Bulário Eletrônico servem de padrão para a confecção das bulas dos medicamentos genéricos e similares. Portanto, os fabricantes destes produtos também têm prazo de 180 dias, para encaminhar à Anvisa a nova versão de suas bulas e disponibilizá-las nas embalagens dos medicamentos.

Com a publicação desta quarta-feira, o Bulário Eletrônico da Anvisa passa a contar com 458 bulas atualizadas segundo o novo formato disponível para a população.

Sair da versão mobile