Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Chagas: desafio de um século e doença que mata 14 mil ao ano. Canal Saúde interativo na web

Fiocruz

O centenário da descoberta da doença de Chagas é o tema do Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, sexta (31), às 13h. Além de descobrir uma nova doença e o seu ciclo de transmissão, Carlos Chagas revelou a fragilidade da situação sanitária em áreas rurais do país. Hoje, ainda sem cura, a doença persiste e emerge em regiões como a Amazônia Legal, onde da mesma forma que nas Minas Gerais de 1909, o "progresso" avançava em áreas sem infra-estrutura ou acesso a serviços de saúde.

No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela WEB www.canalsaude.fiocruz.br, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122.
Se preferir, antecipe a participação pelo canal@fiocruz.br
Convidados – para debater o tema com internautas e telespectadores, estarão no estúdio o médico da Organização Humanitária Internacional Médico Sem Fronteiras, David Souza; e os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, Simone Kropf (da Casa de Oswaldo Cruz); João Carlos Pinto (René Rachou), e José Coura (Instituto Oswaldo Cruz).

Chagas – Por duas vezes indicado ao Prêmio Nobel, Chagas trouxe à tona os temas das doenças negligenciadas e dos determinantes sociais em saúde a partir da doença de Chagas, desafio que se mantém atual para pesquisadores e instituições.
Na década de 80, diversos autores estimavam que a doença atingisse cerca de 20 milhões de pessoas nas áreas endêmicas da América Latina. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados após encontro de especialistas na Argentina em 2005, indicam a existência de aproximadamente 18 milhões de infectados pelo protozoário causador da doença, o Trypanosoma cruzi, sendo ainda encontrados indivíduos contaminados em países da Europa e América do Norte. Com média de 14.000 mortes por ano, Chagas mata mais pessoas na América Latina do que qualquer outra doença parasitária, incluindo a malária (Fontes: Fiocruz e DNDi).

Participe ao vivo com sua opinião. Até lá!

Onde ver – Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse , clique na TV com a inscrição "ao vivo" e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Sair da versão mobile