Para uma farmácia vender mais, é necessário ter bons balconistas. Esses profissionais devem ser proativos e possuir algumas características, entre elas, a capacidade de transformar clientes em vendedores e expandir a venda para além da loja física.
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De acordo com informações da Pricefy, empresa especialista em soluções de comunicação, o sucesso ou fracasso de um negócio no varejo está intimamente ligado ao atendimento ao cliente. Essa relação entre quem vende e quem compra precisa ser cuidada com o maior zelo, pois é a chave para se sobressair no mercado.
Raul Assaf, palestrante e consultor especialista em Vendas, participou do É de Farmácia e apresentou as cinco principais características de um balconista proativo.
“A primeira característica é a imagem. O balconista precisa estar muito bem arrumado e receber os clientes com alegria. O seu uniforme, por exemplo, deve estar pronto no dia anterior. Uma frase que eu guardo comigo é que ‘nós não teremos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão’”, explicou Raul.
O especialista disse que “a segunda característica é a escuta de qualidade, que é a demonstração de interesse em ouvir as necessidades do cliente. Ao escutá-lo, o profissional cria uma conexão e pode identificar outras necessidades não verbalizadas”.
A terceira característica é a criação de oportunidades de vendas. Quando o balconista identifica outros desejos do shopper, ele cria uma oportunidade e pode sugerir diversos itens, como, por exemplo, suplementos ou dermocosméticos. Por isso, é necessário ficar atento.
Raul comentou que “a quarta característica é a capacidade de transformar clientes em vendedores. O profissional, ao realizar um bom atendimento, consegue fazer com que o consumidor recomende a farmácia para os seus amigos e familiares”.
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A quinta e última característica de um balconista proativo é a expansão da venda para além da loja física. O profissional precisa criar vínculo com o cliente antes de ele ir embora. Ele pode, por exemplo, pedir para que o shopper siga as redes sociais da farmácia para aproveitar promoções e/ou conhecer outros serviços. “Com isso, a sua loja ganhará mais visibilidade e o cliente trabalhará para você”, conclui.
Fonte: Revista da Farmácia