Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Close-Up International adquire Inestra

Valor Econômico

A empresa de pesquisas de mercado da indústria farmacêutica Close-Up International, da Argentina, adquiriu o controle da Inestra, sua rival, que pertencia ao empresário brasileiro Andreas Strakos e o Ibope. O valor do negócio não foi revelado.
Criada por Strakos, ex-presidente da Novartis no Brasil, a Inestra surgiu em 2003 para competir com a Close-Up no mercado de pesquisas sobre receituário médico – uma forma de medir quais os remédios que os médicos prescrevem aos seus pacientes. No ano seguinte, a empresa vendeu um terço do capital ao Ibope.
 
Segundo Strakos, a intenção da Inestra era adquirir a Close-Up. "Não há lugar para duas empresas do ramo. Quando fomos conversar com eles (Close-Up), eles disseram que compravam o nosso negócio", contou Strakos.
 
Ele será o principal executivo da Close-Up International no Brasil. A Inestra continuará existindo como uma divisão da empresa de pesquisas argentina, dando consultoria a negócios para a indústria farmacêutica.
Como audita o receituário médico, o levantamento realizado pelo Close-Up destoa do ranking elaborado por outras auditorias de mercado, como o IMS Health, que mede as vendas no varejo.
 
No ranking de receituário, quem lidera o mercado brasileiro é o Aché, responsável por 6,28% do total de receitas prescritas no ano passado. A empresa é seguida pela farmacêutica francesa Sanofi-Aventis (6,14%), as empresas suíças Roche (4,56%) e Novartis (4,07%) e as brasileiras Eurofarma (4,01%) e EMS (3,30%).
 
A Close-Up, criada no fim dos anos 60 por Norberto Bonaparte, fechou acordo de cooperação com o IMS Health para que sua empresa seja a responsável pela auditoria de receituário na América Latina.

Sair da versão mobile