ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Conheça o perfil do consumidor que compra na sua loja

Revista da Farmácia (ed. 194):

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Lucia Gadelha, consultora especialista em Gestão em Recursos Humanos e capacitação de líderes.

A definição do perfil do consumidor utilizada para segmentar mercado-alvo pode ser realizada por meio de diversas fontes de informação. Entretanto, o uso de dados demográficos (idade, sexo, renda e grau de instrução) em conjunto com dados psicográficos (características individuais relacionadas ao estilo de vida) é recomendado, tendo em vista a abrangência e a adequação contextual de análises que irão permitir, nessas condições, atender, reter e superar as expectativas dos clientes.

Esses procedimentos objetivam obter um embasamento com maior sensibilidade às influências e aos contextos. Dessa forma, essas informações poderão e serão efetivamente mais bem utilizadas para compor o perfil do consumidor.

O conhecimento sobre as necessidades do cliente é uma poderosa ferramenta para o direcionamento de forças e está intrinsecamente relacionada à competitividade. Esse conhecimento pode ser a respeito de características externas – ambiente –, e/ou específicas, como motivação e idade.

Também é necessário considerar e compreender o consumidor como inserido no processo que valida sua posição, como tal é o poder de decisão de compra. Vamos tomar como exemplo o segmento da terceira idade, que tem sido alvo de investimentos tanto do setor público quanto – e principalmente – do privado. O envelhecimento da população e a melhoria da qualidade de vida têm trazido para o mercado um público com faixa etária maior e com um bom potencial de consumo. Dentro desse contexto, o ramo empresarial tem aplicado cada vez mais estratégias para atrair esse segmento de mercado, visando, obviamente, a remunerações crescentes para seus investimentos.

Essa predominância da população idosa economicamente ativa, com novos sonhos e comportamento de consumo constante e inteligente, exige um novo olhar e preparo das equipes de farmacêuticos e atendentes de farmácias e drogarias, pois, devido à maturidade e à experiência de vida, predominam nesse perfil de consumidor um alto grau de exigência e a capacidade de negociação.

Em geral, a pesquisa sobre as características do público-alvo da farmácia engloba a identificação do perfil da terceira idade quanto a dados socioeconômicos, tais como renda e idade; levantamento do estilo de vida predominante; identificação dos hábitos de vida em relação ao uso do computador; identificação de hábitos comportamentais em relação ao uso do tempo com lazer, esporte e entretenimento; e obtenção de uma descrição completa do perfil para analisar o comportamento desse segmento.

O crescimento da população idosa em números absolutos e relativos é um fenômeno mundial e está ocorrendo a um nível sem precedentes. Como vimos, a identificação dos perfis de consumo é extremamente necessária, pois se mostra como uma ferramenta estratégica que pode ser aplicada a qualquer nicho ou tendência para reter clientes satisfeitos e gerar a fidelização.

Vemos que, tanto no Brasil como no resto do mundo, o crescimento da população de idosos está ocorrendo a níveis impressionantes. As empresas, por sua vez, estão atentas, e várias modalidades de produtos e serviços estão surgindo para esses novos consumidores.

Comunicação Ascoferj

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