Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisa indica que o consumidor tende a comprar mais produtos novos em lojas físicas

Brasil aposta na indústria farmacêutica e em produtos para cuidados pessoais

Foto: Divulgação

Com a ampla variedade de novos produtos disponíveis para diferentes perfis e preferências de consumidores, é natural que eles se sintam motivados a explorar e experimentar. No ambiente de uma loja física, onde é possível ler os rótulos e ter maior proximidade com as opções, os consumidores tendem a encher a cesta de compras com mais facilidade. Esse comportamento foi confirmado por uma pesquisa realizada pela Flora, em parceria com a Opinion Box, que contou com 513 entrevistados.

Leia: Impacto das etiquetas eletrônicas na gestão de preços no varejo

O estudo mostra que 6 em cada 10 consumidores gastam mais em lojas físicas quando os produtos são organizados com itens relacionados próximos à gôndola. Ao serem questionados sobre os métodos de escolha para produtos de cabelo e pele, 60% afirmam valorizar a possibilidade de ver o produto pessoalmente.

Dentre os respondentes, 75% dizem que aproveitam para verificar outros itens na loja física e, assim, aumentar suas cestas de compras. “Esse é um comportamento que reforça a importância da inovação para atender às diferentes necessidades dos consumidores, ainda mais quando pensamos em cuidados pessoais. Afinal, nas lojas físicas, é possível ter contato com os testers e viver a experiência do produto, incluindo os aspectos sensoriais, como fragrância, textura, cremosidade, entre outros,” enfatiza Cintia Fuchs, diretora de P&D da Flora.

A pesquisa também salienta que 7 a cada 10 consumidores preferem produtos com opções de testes ou experimentações, o que reflete o comportamento de buscar novos itens.

Leia também: Dermage chega à Europa e planeja investimentos para 2025

Ainda fiéis às marcas e ao apelo visual, 75% escolhem produtos de grandes marcas muito conhecidas, enquanto 65% preferem produtos com cartazes ou anúncios nas gôndolas ou optam por embalagens bonitas e chamativas.

Sair da versão mobile