Dentre os resultados da indústria de alimentos para fins especiais nos primeiros nove meses de 2024, o consumo aparente de complementos alimentares e suplementos vitamínicos se destacou, com crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período de 2023. Em setembro, o aumento foi ainda mais expressivo, 21,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados são do mais recente boletim econômico da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), com cálculos realizados pela Websetorial.
Leia: Com mercado de R$ 1,2 trilhão, a comercialização de suplementos deve crescer em 2025
O cenário de expansão é evidenciado não só pelo aumento na comercialização, mas também pela geração de empregos no setor. Entre dezembro de 2023 e setembro de 2024, as contratações de profissionais na fabricação de alimentos dietéticos e complementos alimentares aumentaram 16,1%, o que resulta em mais 4,6 mil admissões.
Leia também: Quatro dicas para alavancar as vendas de suplementos
Segundo Gislene Cardozo, diretora executiva da ABIAD, “o crescimento tanto do consumo de alimentos para fins especiais quanto da geração de empregos no setor reflete a confiança dos consumidores e o dinamismo das empresas, que oferecem inovações em produtos que atendem à demanda de bem-estar e saúde na alimentação”. Gislene complementa que “esses esforços e seus resultados positivos abrem oportunidades para melhoria contínua e fortalecimento da gestão, fatores essenciais para sustentar essa trajetória de crescimento do setor neste ano”.