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Cresce 14,7% o faturamento das farmácias independentes no 1º trimestre 

Febrafar

Apesar do mix cada vez mais variado de produtos comercializados nas farmácias e drogarias brasileiras, que também se preocupam com o bem estar dos seus clientes, os medicamentos ainda representam o item mais vendido nestes estabelecimentos, o que justifica a sua atividade fim e sua importância na assistência a saúde da população. De acordo com a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias), os medicamentos comercializados nas farmácias independentes associativas representaram 74% do total de vendas registradas no ano passado. Já os cosméticos e artigos de perfumaria foram responsáveis por 21,3% e os produtos correlatos, 4,7%.

Em 2008, o faturamento total das 2.559 lojas associativas chegou a R$ 2,13 bilhões, com a venda de mais de 265 milhões de unidades de produtos. Na categoria Medicamentos, os de marca foram os mais consumidos pelos clientes, representando 62,6% das vendas, os similares 27,1% e os genéricos, 10,3%. O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, estima que o faturamento das farmácias e drogarias pertencentes as redes associadas a Febrafar ultrapasse R$ 2,5 bilhões este ano, haja vista que, até março, as vendas atingiram a marca dos R$ 610,5 milhões – um crescimento de 14,7% se comparadas às registradas nos três primeiros meses de 2008. “Neste primeiro trimestre, as nossas lojas já registraram em torno de 70 milhões de unidades de produtos vendidos,” acrescenta o executivo.

Tamascia explica que o aquecimento nas vendas reflete o comportamento dos clientes que, mesmo diante das dificuldades provenientes da crise econômica, não estão deixando de cuidar da saúde. “A crise mundial vem afetando diversos setores da economia, mas ainda não produz efeitos consideráveis no comércio farmacêutico”, finaliza.

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