Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Cristália responderá por 50% da produção nacional do Tenofovir

Guia da Farmácia

Este é o medicamento que integra o coquetel antiaids e foi aprovado também para hepatite B

O Laboratório Cristália produzirá, em 2010, a matéria-prima para a produção nacional do Tenofovir, medicamento antirretroviral (AIDS) que também foi aprovado para o tratamento da hepatite B. A autorização da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União em outubro deste ano, a partir de um pedido de autorização do Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Cristália, Roberto Debom, o Cristália disponibilizará através da Parceria Publico Privada com o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco o dossiê necessário para o registro do medicamento até julho de 2010. A produção no Cristália deverá ser iniciada no segundo semestre de 2010 e será responsável por 50 % da produção nacional.

O Tenofovir também será produzido pelo Laboratório Notec feito em parceria coma a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Dessa maneira, o Brasil diminuirá os custos do medicamento, que até o ano passado era um dos mais caros usados no Programa Nacional de DST-AIDS.

Sair da versão mobile