A ClinicarX realizou um levantamento trimestral com informações sobre mais de 4 mil farmácias em todo o país. Segundo os dados, houve um aumento de 40% na procura por exames rápidos. Já os estabelecimentos tiveram um crescimento de 189% na quantidade de imunizantes aplicados nos primeiros seis meses do ano, em comparação com 2022.
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A pesquisa reforçou a importância de as farmácias expandirem os serviços oferecidos ao público para aumentar o tíquete médio e melhorar a lucratividade. Além disso, elas podem fidelizar e atrair novos clientes.
Por esse e outros motivos, a Minas Brasil está investindo em serviços de saúde. Atualmente, ela possui 57 salas com serviços básicos, 40 salas com exames rápidos e 17 salas de vacinação. Esses números a colocaram no topo do ranking da ClinicarX como a rede que mais realiza exames não Covid-19.
Leandro Guedes, farmacêutico especializado em Análises Clínicas, sócio e diretor executivo na Minas Brasil, participou do programa É de Farmácia e contou como começou a envolver-se com essas atividades: “Eu e meus irmãos decidimos dar continuidade ao trabalho do meu pai, Leandro, fundador da rede. Nós íamos para os bairros mais carentes da cidade para aferir a pressão das pessoas gratuitamente. Com isso, decidimos ampliar o serviço de atenção farmacêutica para nossas farmácias”, comentou.
Ele relatou que os serviços de saúde foram aprimorados com a realização de viagens internacionais: “Por meio das viagens técnicas promovidas pela Abrafarma, a Minas Brasil visitou diversos países, incluindo os Estados Unidos. Lá, conhecemos duas redes de farmácias que são referência em atendimento de atenção farmacêutica. Com isso, nós replicamos esse modelo na Minas Brasil”, reforçou.
Vacinação como tendência
Segundo dados apresentados pela ClinicarX, a vacinação é uma das principais tendências do setor farmacêutico no período pós-pandemia. Pensando nisso, a Minas Brasil projetou salas de vacinação em algumas de suas farmácias. “A Rede não queria apenas dispensar medicamentos, mas apresentar mais opções de serviços aos nossos clientes”, destacou Leandro.
Para o empresário, o farmacêutico deve ser capacitado para orientar e “realizar mais serviços, como aferição de pressão, testes rápidos, vacinação e bioimpedância, além de auxiliar o paciente na prevenção de doenças”.
Desafios enfrentados pela rede
A regulamentação dos serviços de saúde esteve entre os principais desafios a serem superados pela Minas Brasil, como relatou Leandro. Ele mencionou que alguns órgãos o ajudaram nessa questão, como a Abrafarma. O outro desafio foi a capacitação dos farmacêuticos, o que levou a rede a investir pesado em um programa estruturado para qualificar seus profissionais.
“Além do treinamento, os farmacêuticos participam de convenções internas, rankings e são bastante valorizados. A remuneração deles é complementada com premiações pelos serviços de saúde. Ao todo, são 150 colaboradores que realizam as atividades de saúde”, comentou Leandro.
Ele destacou que a pandemia contribuiu para promover os serviços nas farmácias. Durante esse período, os farmacêuticos da Minas Brasil divulgaram e ofereceram testes rápidos aos clientes, e, aos poucos, o público se acostumou a procurar esses serviços nas farmácias. Beta-HCG, perfil lipídico e PSA estão entre os testes mais realizados.
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“Os serviços de saúde complementam o atendimento da farmácia. Eles são um negócio que vale a pena, pois a margem de lucratividade é bastante interessante. Nos últimos 12 meses, a Minas Brasil teve um crescimento de 250% em vacinas e 180% em testes rápidos. Esses percentuais reforçam que os clientes estão cada vez mais buscando esses serviços”, finalizou Leandro.
Fonte: Revista da Farmácia