Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Diabetes “pode afetar memória e concentração”

BBC

Estudo escocês indica que episódios de hipoglicemia estariam ligados à perda de habilidades mentais.
 
O fracasso em controlar o diabetes tipo 2 pode ter efeitos de longo prazo no cérebro, segundo uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Os cientistas acreditam que episódios graves de hipoglicemia – que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos – podem levar a perdas de memória, lógica e concentração.
 
O estudo, apresentado em uma conferência organizada pela ONG Diabetes UK, analisou testes de habilidade mental feitos em mais de mil voluntários com idades entre 60 e 75 anos. As 113 pessoas que haviam sofrido hipoglicemia grave anteriormente tiveram notas mais baixas que os demais.
 
A chefe da pesquisa, Jackie Price, afirmou que há algumas conclusões possíveis a partir do estudo: ou os episódios de hipoglicemia podem levar ao declínio cognitivo ou o declínio cognitivo torna mais difícil que as pessoas controlem o diabetes, o que causaria mais episódios de hipoglicemia.
"Uma terceira explicação pode ser que um outro fator desconhecido esteja causando tanto a hipoglicemia como as perdas de habilidade mental", afirmou a médica.
"Estamos fazendo novas pesquisas para tentar identificar qual das explicações é mais provável."
 
Para o diretor da organização Diabetes UK, Iain Frame, o estudo reforça indicações anteriores de que a falta de controle do diabetes afeta o funcionamento do cérebro. "Já sabemos que diabetes tipo 2 aumenta o risco do desenvolvimento do Mal de Alzheimer, que é um tipo de demência, e essa pesquisa oferece uma nova peça para esse complicado quebra-cabeças", diz Frame.

Sair da versão mobile