Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Drogaria Araújo não quer sócio

Brasil Econômico

Maior rede de drogarias de Minas Gerais segue fora do movimento de fusões aquisições

O ano está apenas começando e duas aquisições já foram feitas no varejo farmacêutico, o que confirma o forte movimento de consolidação pelo qual o segmento passa. Só neste mês houve duas movimentações importantes: a Brazil Pharma comprou a Farmácia Sant’ana e a Raia Drogasil levou cinco unidades da Drogaria Panda.

Mais negociações devem acontecer em 2012. No entanto, há quem prefira ficar de fora. “Uma empresa só é vendida quando está com problemas e não é nosso caso”, diz Modesto Araújo, presidente da Drogaria Araújo. Com 110 unidades em Minas Gerais e faturamento de R$ 1 bilhão, a empresa é uma potência em seu estado. Suas lojas de cerca de 500 metros quadrados vendem produtos inusitados para uma farmácia. Ração para cachorro é um exemplo.

E é este perfil de produtos espalhados por grandes lojas que impedem a drogaria de partir para aquisições. “É improvável que a Drogaria Araújo compre outra empresa. A maior parte das redes tem unidades de no máximo 100 metros quadrados”, afirma o presidente. Por isso, ele prefere continuar crescendo por meio da abertura de lojas. Para 2012, o plano é inaugurar 20 novos pontos de venda, um desempenho tímido se comparado com a Pague Menos. Assim como a Araújo, a empresa, por enquanto, apenas assiste às fusões e aquisições. No comando de 500 lojas, Francisco Deusmar Queirós espera abrir outras 100 até dezembro contra 89 do ano passado. Foi também em 2011 que a Pague Menos solicitou registro de companhia aberta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Devido à crise internacional, a varejista aguarda o momento de lançar ações no mercado.
Mesmo quando a hora de levantar dinheiro em bolsa chegar, Deusmar promete ficar atento aos possíveis exageros do mercado. “A Brazil Pharma pagou muito caro pela Sant’ana. Foram quase R$ 5 milhões por loja”, diz o dono da Pague Menos. O principal foco da companhia é a região Nordeste. Por lá também ganham força a Drogarias DPSP e a própria Brazil Pharma.

Sair da versão mobile