Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Drogarias Max ultrapassam 140 lojas no Rio de Janeiro e alcançam faturamento histórico

Drogarias Max ultrapassam 140 lojas no Rio de Janeiro e alcançam faturamento histórico

Foto: Em entrevista exclusiva, Fábio Pinto, presidente das Drogarias Max, revelou os projetos da franquia

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou que a receita do setor de franquias aumentou, em 2024, de R$ 54 bilhões para R$ 61 bilhões. Já o faturamento cresceu ainda mais, 15,8%, passando de R$ 105 bilhões para R$ 121 bilhões. A seguir, compartilhamos a história de uma franquia icônica do Rio de Janeiro.

Espaço publicitário

As Drogarias Max são a primeira franquia de farmácias do Brasil associada à ABF. Com mais de 42 anos de mercado, a rede foi fundada pelos empresários Marlécio Abreu, Francisco Veras, João Vargas e Luiz Carlos, e possui uma ampla base sólida. Atualmente, está em expansão e já conta com mais de 140 lojas em todo o estado do Rio de Janeiro, que, juntas, faturam mais de R$ 400 milhões por ano.

Leia: Como a IA está transformando a experiência do consumidor

Fábio Pinto, presidente das Drogarias Max, foi entrevistado pela Ascoferj e falou sobre o projeto de expansão para outros estados do Brasil e as conquistas da rede, como, por exemplo, o 11º Selo de Excelência em Franchising concedido pela ABF no início deste ano. Leia a entrevista abaixo:

Ascoferj: Poderia revelar para a gente quais são os fatores que contribuem para a construção de uma marca forte?

Fábio: Para que uma franquia tenha uma marca forte, é necessário desenvolver estratégias que gerem impacto significativo sobre o negócio da farmácia. A franquia das Drogarias Max, por exemplo, gera valor para seus franqueados por meio de uma robusta estrutura comercial e de um portfólio de serviços. A construção da nossa identidade perante o consumidor é uma consequência desse ecossistema. Realizamos ações comerciais e promocionais em regiões específicas, desenvolvemos encartes competitivos e fazemos divulgações nas mídias digitais com o objetivo de fixar nossa marca na memória do público.

Ascoferj: Fábio, quais são as principais novidades da Max?

Fábio: Potencializar as vendas nos canais digitais, como o e-commerce, o WhatsApp e o iFood, visando levar mais clientes para as nossas lojas. Também temos como objetivo avançar cada vez mais na automação das compras das nossas lojas, por meio do nosso portal de compras.

Foto: Ambiente digital é um dos focos da Max

Ascoferj: Neste ano, as Drogarias Max receberam o 11º Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Como vocês reagiram à notícia?

Fábio: A ABF realizou uma ampla pesquisa com os franqueados das franquias associadas. Foram avaliados o suporte e o treinamento da franquia, a qualidade do modelo de negócio, a transparência na relação com franqueados e sua satisfação geral. Felizmente, as Drogarias Max conquistaram, pelo 11º ano consecutivo, esse selo. Atribuímos essa conquista aos serviços que oferecemos aos nossos clientes. Ficamos muito felizes com o prêmio e faremos todos os esforços necessários para que tenhamos o 12º Selo em 2026.

Ascoferj: Fábio, você acredita que as condições comerciais são os pontos fortes da Max?

Fábio: Sem dúvida, é um dos nossos pontos fortes! Temos vários parceiros de negócio que oferecem excelentes condições comerciais, as quais, individualmente, um proprietário de farmácia teria maior dificuldade em negociar. Nosso foco é comprar melhor para vender mais.

Ascoferj: As Drogarias Max estão consolidadas no Rio de Janeiro. Agora, a franquia está com um plano de expansão para outras regiões do Brasil. Poderia revelar para a gente quais estados planejam entrar?

Fábio: Nós entendemos que existem muitas oportunidades de negócios fora do Rio. Planejamos expandir para Minas Gerais e Espírito Santo.

Ascoferj: Fábio, a Max tem algum projeto para o futuro?

Fábio: Lançaremos um programa de fidelidade para os clientes das lojas de nossos franqueados. O objetivo é aumentar as vendas por meio de uma política de preços inteligente, aumentando a capacidade de captação e retenção dos consumidores das nossas farmácias.

Ascoferj: Para finalizar, qual conselho você daria para um empresário que está com dificuldades em fazer a gestão da farmácia?

Fábio: Eu diria para esse empresário contar com o apoio de uma franquia especializada no mercado farmacêutico. As Drogarias Max, por exemplo, cuidam da gestão das farmácias, desenvolvem estratégias de acordo com a região onde o negócio está localizado e negociam as melhores taxas com as operadoras de máquinas de cartão de crédito, visando reduzir os custos dos franqueados.

Leia também: Justiça concede liminar à Ascoferj para garantir a liberdade profissional e econômica

Sair da versão mobile