O ramo farmacêutico teve um grande salto entre julho de 2020 e julho de 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O crescimento foi de 6,6% em unidades vendidas e movimentou R$ 103,2 bilhões no período. Muito desse aumento foi obtido pelo e-commerce.
Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs – empresa especializada em tecnologia para e-commerce -, revela os principais pontos para as empresas que desejam montar sua farmácia online.
1 – Presença de um farmacêutico responsável
Assim como na loja física, será necessário ter um farmacêutico de prontidão durante o horário de atendimento. Somente o profissional poderá liberar a entrega dos medicamentos vendidos pelo site. “Permanecem as exigências de alvará sanitário ou licença e autorização de funcionamento emitida pela Anvisa”, explica Luan.
2 – Logística bem estruturada
É fundamental se atentar para a logística que envolve o projeto. Alguns precisam de armazenagem especial, outros de envio rápido sob condições específicas.
3 – Upload de receitas médicas
Se o e-commerce irá vender medicamentos que necessitam de prescrição médica, é necessário que o site tenha área de upload. Assim, será necessário enviar a receita online para que a equipe possa conferir as informações.
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Fonte: Revista da Farmácia