Ascoferj e Assessoria da Febrafar
Aberto a proprietários de farmácias e drogarias, gerentes, farmacêuticos e gestores de redes, o Econofarma: Estratégias do Mercado Farmacêutico registrou uma visitação 20% maior que em 2008 e gerou negócios que excederam as expectativas, principalmente dos expositores. De acordo com o diretor comercial da PH Farma, Paulo Heitor Lopes Bruno, o crescimento deve-se à participação maciça do comércio farmacêutico nacional. “Farmácias e drogarias de todos os modelos e portes prestigiaram o nosso evento, além das lojas associativas”, comentou o diretor em alusão à parceria que mantém com a Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar) desde 2003, quando o evento foi lançado.
O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, afirmou que o sucesso do evento deve-se ao fato de que os empresários do varejo já têm consciência de que é preciso consolidar parcerias para progredir no mercado. Por outro lado, ele afirma que os fornecedores sabem a importância da aproximação com o ponto de venda para a efetivação dos seus negócios. Tamascia acrescentou que os altos índices de visitação comprovam que os varejistas vieram ao evento fazer negócios. “Durante os dois dias de Econofarma, os empresários trocaram experiências, estreitaram o relacionamento com a cadeia farmacêutica e ainda conheceram as novidades para modernizar suas lojas e diversificar o mix de produtos oferecidos aos clientes”.
O presidente da Rede Farma & Cia., Laércio Lopes, afirma que a rede paulistana aproveitou a oportunidade para institucionalizar a marca e atrair novos clientes. “Para nós, que já participamos há 3 anos com a ‘farmácia modelo’, é um evento extremamente importante para fortalecer vínculos, tanto com farmacistas como com as indústrias”. Já o gestor de negócios da Droga Rede, André Luiz Silva, reuniu os associados para discutir os próximos treinamentos que serão fixados e determinou os próximos passos para a evolução da área tecnológica da rede.
A indústria também tem motivos para comemorar. Segundo o Gerente de Trade Marketing do Laboratório Teuto, Ítalo Melo, “os nossos objetivos foram superados, tanto em volume de negócios fechados quanto em troca de informações com outros integrantes da cadeia”. Ítalo disse ainda que a Econofarma sinalizou novas tendências e práticas, o que contribuiu para adotarem uma postura proativa em relação às oportunidades e ameaças do mercado. A executiva de Novos Negócios da Distribuidora Navarro, Sônia Rissi, também fez uma avaliação positiva. Para ela, o evento melhorou tanto em número de visitantes como na diversificação de palestras realizadas pelos expositores. Sônia também não deixo