Gerência de Comunicação do Sindusfarma
As instituições Casa Maria Maia e Centro de Convivência Infantil Filhos de Oxum receberam a quantia arrecadada em 2009 pelo Seminário Solidário que o Sindusfarma promove há quatro anos em benefício de organizações assistenciais. A cerimônia de entrega das doações aconteceu no dia 23/12, na sede da entidade.
Os cheques das doações, no valor de R$ 8.262,50 cada, foram recebidos pelas Sras. Elaine Cavalcante (coordenadora da CMM) e Salete Cerbam Gasparelo (presidente do CCI) das mãos do Dr. Lauro Moretto, vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Programas Sociais e Educacionais do Sindusfarma. “Reafirmo o compromisso do Sindusfarma de manter esse programa; estamos felizes com o sucesso da iniciativa”, afirmou.
Criado em 2006, o Seminário Solidário é fruto da parceria entre o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) e Gabriel Lima Barros de Araújo e Hélio Sálvio Neto, pesquisadores do laboratório farmacêutico Libbs e Doutores pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). “Tínhamos a vontade de ajudar algumas instituições assistenciais por meio de um evento que agregasse conhecimento em prol de uma causa”, explica Araújo.
Em 2009, o Seminário Solidário contou com a participação de professores da USP e outros especialistas que abordaram o tema Produtos de Degradação. O encontro realizou-se em outubro, no auditório do Sindusfarma, e a quantia obtida com as inscrições foi revertida em doações para as citadas instituições assistenciais.
Instituições beneficiadas
Fundada há 22 anos, em Carapicuíba, a Casa Maria Maia cuida de 20 crianças com paralisia cerebral grave mais 35 pacientes que recebem atendimento ambulatorial. “Fico muito feliz, a doação é muito útil; faltam palavras para descrever o quanto é importante”, disse Elaine Cavalcante, que ainda não definiu a destinação da doação. Com a verba recebida do Seminário Solidário em 2008, a instituição comprou cadeiras de roda adequadas à deformidade de cada criança, informou a coordenadora da CMM (www.casasmariamaia.com.br).
O Centro de Convivência Infantil, situado em Taboão da Serra, cuida de 12 crianças soropositivas e presta assistência domiciliar a 45 famílias de ex-internos. A organização existe desde 1986 e foi a primeira ONG a cuidar de um recém-nascido portador do vírus HIV no país, graças à solidariedade e dedicação de seu fundador, Laércio Zaniquelli. “A doação do Sindusfarma nos tem ajudado a custear nossas necessidades no momento, ao contrário da verba do governo, que é carimbada”, disse Salete Gasparelo.
Com a verba recebida do Seminário Solidário em 2008, o CCI comprou uma centrífuga industrial para sua lavanderia. A presidente pensa em investir a doação deste ano na ampliação do sistema de informática do Centro (www.larcci.org.br).
Também participou da cerimônia a diretora tesoureira do CCI, Suelly Aparecida Bortolotti.