Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Especialista indiano vem ao Brasil para falar de novas pesquisas da Torrent

Portal Snif

Em setembro estará no Brasil o Dr. Chaitanya Dutt, médico e diretor do Centro de Pesquisas da Torrent (CPT), laboratório multinacional indiano, com sede em Ahmedabad. O especialista vem ao País para participar do 29º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em Gramado (RS), quando falará durante o Simpósio Satélite Internacional Torrent, em 6 de setembro, no Centro de Eventos ExpoGramado, sobre duas importantes pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela Torrent e que estão sob sua coordenação. Uma delas está ligada ao tratamento da diabetes e a outra ao combate a obesidade, dois problemas que representam um desafio para a medicina atual.

O projeto focado no tratamento da diabetes diz respeito ao desenvolvimento de uma nova molécula capaz de bloquear/inativar as AGEs (Advanced Glycation Endproducts – Produtos Finais de Glicação Avançada) que são substâncias secretadas pelo organismo, em especial nos pacientes diabéticos, e conhecidas como as maiores causas de complicações no sistema microvascular e do miocárdio, levando à disfunção cardíaca e a lesões coronarianas. Os resultados do estudo já foram publicados no Clinical Drug Investigation em 2009. A substância está entrando agora na Fase II, ministrada em pacientes com insuficiência cardíaca. O outro estudo é sobre o desenvolvimento de uma molécula que mimetiza a diiodotironina, hormônio tireoideano.

Além de falar no Simpósito, o Dr. Chaitanya Dutt – que é o primeiro cientista da Torrent a visitar o Brasil – fará também duas palestras sobre o mesmo tema, uma em São Paulo, no dia 8 de setembro, e outra no Rio de Janeiro, no dia 9 de setembro.

Sair da versão mobile