Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Estudo mostra a eficácia da Dutasterida na prevenção do câncer de próstata

Guia da Farmácia

Resultados preliminares da pesquisa serão apresentados no Congresso de Urologia Americano, em Chicago

De acordo com os resultados iniciais de um estudo científico que está sendo realizado há quatro anos nos Estados Unidos, surge uma nova esperança na prevenção do câncer de próstata. Dados preliminares da pesquisa sobre o medicamento Avodart®, da GlaxoSmithKline, indicado para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), serão apresentados, pela primeira vez, no Congresso de Urologia Americano, que começou no último dia 25, sábado, em Chicago, e termina hoje.

O estudo, que está previsto para ser publicado no fim deste ano ou no início de 2010, em revistas nas áreas de urologia e oncologia, avaliou pacientes que apresentaram níveis de Prostático Específico (PSA) acima de 2,5% e se submeteram à biópsia, o que indica a predisposição genética para desenvolver o câncer de próstata. Investigadores de todas as partes do mundo acompanharam o tratamento de 8 mil homens, selecionados a partir de uma série de critérios, entre eles, pacientes predominantemente brancos, com histórico familiar de cancro de próstata, com idade entre 50 e 75 anos, que apresentaram volume de próstata aumentado e resultados de biópsia negativos nos seis meses anteriores ao início da avaliação.

Denominado Reduce, este estudo inédito e pioneiro da GSK, aguarda a indicação do Prostate Cancer Risk (PCa RR) como sendo a primeira tentativa de reduzir a incidência do câncer de próstata por meio de um medicamento (dutasterida).

Sair da versão mobile