Maxpress
Estudos clínicos foram apresentados no XXII Congresso da Sociedade Internacional de Trombose, nos Estados Unidos.
Resultados de estudos clínicos com Xarelto® (rivaroxabana), anticoagulante desenvolvido pela Bayer Schering Pharma, para a prevenção da trombose venosa, revelaram a redução significativa de eventos tromboembólicos em pacientes submetidos a cirurgia de joelho e quadril. As informações foram apresentadas durante o XXII Congresso da Sociedade Internacional de Trombose, realizado este mês em Boston (Estados Unidos).
Uma análise de quatro estudos de fase III, denominada estudos RECORD 1,2,3 e 4, compararam a rivaroxabana com a terapia padrão (enoxaparina) para a prevenção de tromboembolismo venoso em pacientes submetidos a cirurgia de substituição de joelho e quadril para a prevenção de trombose. A rivaroxabana apresentou maior tolerabilidade e eficácia, sendo administrada uma vez ao dia, de seis a oito horas após a cirurgia. Além disso, a substância foi superior na redução sintomática do tromboembolismo venoso e morte nos pacientes que receberam o medicamento
* RECORD (REgulation of Coagulation in major Othopedic surgery reducing the Risk of DVT and PE, em português "Regulação da coagulação em cirurgias ortopédicas de grande porte para redução risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar")
Sobre Xarelto® (rivaroxabana)
Desenvolvido pela Bayer Schering Pharma, divisão da Bayer HealthCare, Xarelto® (rivaroxabana) é um anticoagulante de uso oral e dose única indicado, inicialmente, para a prevenção e o tratamento do tromboembolismo venoso (TEV), doença que envolve a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar. Ao contrário dos tratamentos atuais, a rivaroxabana não possui interação alimentar ou medicamentosa e não tem a necessidade de monitoramento constante para ajuste da dose. Xarelto® já é aprovado em mais de 50 países, dentre eles Chile, Canadá, México, Colômbia e em vários países da Ásia e da Europa. O laboratório planeja o lançamento do produto no Brasil para os próximos meses.