Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Farmacêuticos discutem a prescrição farmacêutica

No Dia Internacional do Farmacêutico, 25 de setembro, gestores, farmacêuticos e graduandos em Farmácia tiveram a oportunidade de prestigiar um encontro realizado pelo Cetefarma: Farmacêutico à frente da saúde e as fontes de trabalho. Participaram do painel o farmacêutico, empresário e gestor da Rede de Drogarias Retiro, Adriano Santos; a coordenadora farmacêutica do Grupo Brasil Pharma, Dafne Cristina Lopes Estevão; e o mestre em Ciências Cardiovasculares, Felipe Souza. A coordenadora farmacêutica do Cetefarma, Karen Coelho, intermediou o encontro.

A partir da esquerda: o mestre em Ciências Cardiovasculares, Felipe Souza; a coordenadora farmacêutica do Grupo Brasil Pharma, Dafne Cristina Lopes Estevão; o farmacêutico, empresário e gestor da Rede de Drogarias Retiro, Adriano Santos; e a coordenadora farmacêutica do Cetefarma, Karen Coelho

Entre os diversos questionamentos, o que mais chamou a atenção do público foi sobre a nova Resolução do Conselho Federal de Farmácia, a de nº 586, que regula a prescrição farmacêutica. Para os convidados, a resolução é um ganho para o profissional, mas, para dar certo, muitas questões ainda precisam ser discutidas e resolvidas. Adriano Santos concorda que a ideia deve ser amadurecida, e os profissionais, se prepararem para atender à demanda. “Ao contrário do Brasil, em outros países, esta já é uma realidade. Aqui, o farmacêutico deve buscar a própria capacitação para estar apto e seguro em prescrever”. Para Dafne Cristina, independente da prescrição, o farmacêutico precisa ter responsabilidade no que faz. “Antes, já orientávamos os pacientes sobre os medicamentos, possíveis reações, posologia. Isso já era uma responsabilidade do profissional. Agora, a diferença é que vamos documentar no papel”, completa. A farmacêutica Gláucia Ferreira Pinto, que esteve presente assistindo ao evento, comenta que antes da publicação da resolução deveria existir um tempo para que os farmacêuticos pudessem se adequar às mudanças. Ao final do painel, os participantes assistiram à palestra Maratona e superação pessoal, ministrada pelo autor do best seller Como passar em provas e concursos, Willian Douglas.

  Willian Douglas

 

Público presente no evento

  Fonte: Imprensa Ascoferj    

Sair da versão mobile