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Farmácias disputam vendas com supermercados

Os consumidores vem aquecendo as vendas de não medicamentos em farmácias e drogarias, que investem cada vez mais em variedade de produtos, atendimento especializado, promoções e facilidade de pagamentos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostra que, no primeiro semestre deste ano, a categoria de higiene e beleza registrou alta de 17% nas vendas, em relação ao ano passado. Já os medicamentos tiveram aumento de 12% no período. “Cada vez mais o consumidor brasileiro vê o canal farmácia como uma opção atraente para compras de produtos de higiene e beleza e de conveniência”, diz em nota presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. “Esta é uma tendência mundial.” Hoje, a venda desses produtos representa 30% do faturamento das farmácias, segundo a Abrafarma. “Esse é um fenômeno dos últimos três anos e, para acompanhar essa demanda, apostamos em um mix maior de produtos. Também temos atendimento especializado para o cliente quem vem comprar, e programas de descontos”, afirma o diretor de uma rede de farmácias de Ribeirão e região, Renato Cavalheiro Garcia. Motivos para os consumidores irem às farmácias para comprar além de medicamentos não faltam. “Os consumidores buscam praticidade e a diferença nos produtos. E as farmácias oferecem isso, além de programas de fidelidade que geram descontos. Tudo isso atrai o consumidor”, diz a professora de sociologia do consumo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão (FEA-RP/USP), Valquíria Padilha. Fonte: A Cidade – SP

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