A Close-up International, responsável por auditar os dados do mercado farmacêutico no Brasil, divulgou informações sobre o Estado do Rio de Janeiro ao longo do ano até o mês de outubro de 2020. De forma geral, as taxas continuam em ascensão no segundo maior mercado do País, que representa 11,6% da demanda e movimenta R$ 9,9 bilhões em vendas.
Faturamento
Em relação ao faturamento das farmácias cariocas, houve um aumento de 8,5% na comparação entre os últimos dez meses e o mesmo período de 2019, chegando ao total de R$ 10,1 bilhões. As redes associativistas cresceram 26%, enquanto as independentes tiveram um aumento de 21% em seu faturamento.
As pequenas redes tiveram um dos maiores crescimentos em faturamento: 20%. As médias redes aumentaram 2%, enquanto grandes redes tiveram apenas 1% de acréscimo. O pior resultado foi o das conveniadas, que caíram 12%.
Produtos x farmácias independentes
Segundo dados da Close-up, as farmácias independentes tiveram os produtos exclusivos se destacando no quesito valor, enquanto os de trade tiveram maior aceleração no número de unidades vendidas. No MAT 10/2020, os exclusivos cresceram 32,4% em faturamento e 13,4% em unidades comercializadas.
Os genéricos continuam em ascensão tanto em faturamento (16,3%) quanto em unidades (12,1%). Já os de marca cresceram 19,5% no primeiro ponto e 13,6% no segundo. A categoria dos não medicamentos também se destacou significativamente, com aumentos respectivos de 23,5% e 14,3%. Por fim, os produtos de trade cresceram 14,6% no quesito faturamento, enquanto no número de unidades o aumento foi de 21,5%.
De forma geral, na comparação entre o MAT 10/2019 e o MAT 10/2020, o mercado farmacêutico cresceu 20,6%, chegando ao valor de R$ 3,2 bilhões. Já na comparação de venda de unidades, o aumento foi de 14,6%, o equivalente a 0,3 bilhão.
Número de lojas
O Rio de Janeiro possui 7.048 farmácias, sendo 5.247 independentes (74,4% do total) com 31,5% de market share na demanda do estado. As grandes redes (924), que são 13,1% do total, têm representatividade de 52,2% nas vendas.
As pequenas redes (145) correspondem a 2,1% do total de lojas, com market share de 1,9%. As médias (159) equivalem a 2,3% e 6,7% respectivamente. Ao todo, são 566 associativistas, que correspondem a 8% do total de lojas e 6,6% da representatividade de vendas. Por fim, são sete conveniadas, equivalentes 0,1% do total de lojas. Contudo, a representatividade das mesmas ainda não é relevante.
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Fonte: Revista da Farmácia