Ter sucesso em uma farmácia vai muito além de ter bons preços, boa localização ou outros fatores isolados. A experiência de compra do consumidor é essencial para fazê-lo voltar outras vezes e envolve pontos como boa organização de produtos, além de uma padronização para expor os produtos no ponto de venda.
Para Ângelo Vieira, diretor de Comunicação e Operações da administradora de redes associativistas Farmarcas, algumas situações são preocupantes: “Muitas vezes entro em estabelecimentos variados, muito bem localizados e com uma proposta teoricamente interessante, contudo, me espanto com uma realidade de total desorganização de produtos, comunicação falha e atendimento inadequado. É importante ter em mente que isso impactará diretamente nos resultados de vendas”.
Para ajudar os estabelecimentos a se organizarem melhor e, consequentemente, venderem mais, Vieira dá 14 dicas do que fazer.
1 – Posicionamento estratégico de produtos focos: os itens que levam os consumidores aos estabelecimentos devem ser expostos no final dos corredores e em locais distantes da entrada da loja, fazendo o cliente circular;
2 – Visibilidade às embalagens e preços: a exposição dos produtos deve ser padronizada, com o melhor lado da embalagem para a frente. Os preços devem estar bem posicionados abaixo dos produtos corretos;
3 – Organização por demanda e tamanho da embalagem: subcategorias e sabores devem ser agrupados em ordem crescente de demanda, deixando na visão do cliente os itens que vendem mais. Embalagens menores ficam nas prateleiras na altura do quadril e as maiores nos expositores mais baixos;
4 – Produtos da mesma categoria sempre juntos: evite o vai-e-vem do consumidor, permitindo que ele escolha o que melhor atende a sua necessidade;
5 – Alto e baixo giro: destaque os produtos de alto giro deixando-os na visão do cliente, e não em prateleiras baixas ou atrás dos balcões de vidro. Evite reservar grandes espaços nas gôndolas para produtos de baixo giro;
6 – Boa sinalização: deve ser clara para facilitar a procura do produto na loja. Equipe deve ser treinada para orientar o consumidor corretamente;
7 – Quantidade suficiente de itens: não deixe apenas uma embalagem de cada produto exposto. Isso dá a impressão de que ele está acabando ou saindo de linha;
8 – Promoções sem exageros: evite o excesso de ilhas promocionais, usando a estratégia de forma objetiva;
9 – Precificação nas ofertas: promoções devem ter todas as informações visíveis ao consumidor;
10 – Limpeza e higiene dos produtos: embalagens, mobiliário, frente da loja, balcões e chão devem ser constantemente limpos para garantir visual agradável;
11 – Escolha dos produtos para ponta de gôndola e vitrines: são os locais mais atrativos para exposição dos produtos. Utilize os espaços para lançamentos e ofertas sazonais relacionadas com datas comemorativas;
12 – Iluminação adequada: luminárias de qualidade que ajudem a valorizar a exposição dos produtos são fundamentais;
13 – Treinamento da equipe: a capacitação dos colaboradores é fundamental. Eles ajudam na organização das prateleiras, o que evita que o produto não esteja no local quando o consumidor procurar;
14 – Conhecimento e motivação: a equipe precisa estar motivada e preparada. Dessa forma, a prosperidade do negócio cresce.
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Fonte: Revista da Farmácia