O Estado de S. Paulo
O Food and Drug Administration (FDA), órgão responsável pelo controle de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, aprovou nesta terça-feira, 15 de setembro, quatro vacinas desenvolvidas para combater o vírus A H1N1, causador da doença popularmente conhecida como gripe suína.
Kathleen Sebelius, secretária de Saúde e Serviços Humanos, divulgou a aprovação durante audiência promovida pela Comissão de Energia e Comércio da Câmara dos Representantes dos EUA em Washington, informando que o governo supervisionará a distribuição das vacinas. As primeiras doses serão direcionadas aos profissionais da área da saúde.
Sebelius informou, também, que um programa de vacinação em larga escala começará em meados de outubro nos EUA, priorizando a aplicação das doses em gestantes, crianças e adultos jovens, que se mostraram mais vulneráveis às complicações respiratórias provocadas pelo vírus A1N1.
As vacinas aprovadas foram desenvolvidas pelos laboratórios Sanofi-Aventis, Novartis, CSL (Commonwealth Serum Laboratories) e MedImmune.