Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Feridas são curadas com gel britânico

Portal Farmácia

Cientistas britânicos desenvolveram um gel capaz de aumentar em até cinco vezes a capacidade de cura completa de feridas simples, como arranhões até ulcerações.

O gel já foi testado em mais de 100 pessoas e é chamado de Nexagon. De acordo com os especialistas liderados por David Becker, professor da University College London, a droga é eficiente para o tratamento de feridas crônicas.

A função é agir justamente na diminuição dos índices da proteína que está em excesso no organismo e impede a proliferação. Com o gel, as células responsáveis pela cura da ferida se movem mais rápido à região lesada. O medicamento tem a mesma consistência de um creme dental e foi desenvolvido com pedaços do DNA, responsáveis pela inibição da proteína.

Os testes realizados pela equipe de Becker aconteceram com os pacientes que desenvolveram úlceras na perna. Após quatro semanas de aplicação do gel, ficou indicado que o número de pacientes com recuperação completa era cinco vezes maior na comparação com o grupo não medicado com a substância. Em média, este tipo de lesão leva seis meses para sarar e as ulcerações surgem novamente em 60% dos casos.

Sair da versão mobile