Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Fiocruz incentiva cultivo de plantas medicinais no Rio para uso popular

Folha de São Paulo

Plantas medicinais podem ser remédios até para combater a pobreza, mesmo que indiretamente. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) adotou as últimas áreas agrícolas do município do Rio para produzir plantas medicinais, que servem de base para fitoterápicos (medicamentos obtidos de matérias-primas vegetais).

Cerca de cem famílias, que viviam apenas do cultivo de caqui e banana, na zona oeste, estão sendo preparados para diversificar a produção. Nos próximos meses, eles começarão a plantar guaco (para doenças respiratórias), espinheira-santa (problemas estomacais) e canjiru (para fins dermatológicos).

O projeto faz parte do programa nacional de plantas medicinais e fitoterápicos, coordenado pelo Ministério da Saúde e aprovado em dezembro do ano passado.

O programa pretende garantir aos consumidores acesso seguro e uso racional de plantas medicinais, além de promover o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional entre outras coisas. O trabalho no Rio quer dar qualidade para a produção nacional.

"Queremos oferecer insumo de qualidade para as indústrias farmacêuticas, as farmácias de manipulação e o SUS [Sistema Único de Saúde], além de dar mais uma opção para os agricultores gerarem renda", diz a bióloga Sandra Magalhães, coordenadora do projeto. O início da produção no Rio com a qualidade da Fiocruz está previsto para o final de 2010. Atualmente, pesquisadores e produtores discutem formas de implantação do trabalho.

SUS
Os produtores fitoterápicos estão ganhando espaços no país. Em fevereiro, o Ministério da Saúde divulgou uma lista com 71 plantas que poderão ser usadas como medicamentos fitoterápicos pelo SUS. As plantas escolhidas atuam no combate a inflamações, hipertensão, infecções na garganta, úlceras, vermes, diarreia, osteoporose, entre outros problemas.

A ideia é que a relação sirva de base para uma ampliação do número de fitoterápicos hoje financiados com verba federal. Até agora, dois fitoterápicos, feitos a partir do guaco e da espinheira-santa, estão na lista de medicamentos comprados com a verba do ministério. O objetivo é que, até o final deste ano, oito fitoterápicos entrem para a relação do SUS.

Sair da versão mobile