Diário do Pará
Em uma operação conjunta entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Polícia Federal, foram apreendidos mais de 15 mil medicamentos e produtos similares em drogarias de Belém.
A operação que teve início nesta terça-feira (13), já fechou oito drogarias, um delivery de medicamentos e uma loja varejista de suplementos. Além disso, três pessoas foram presas e outras quatro pessoas foram conduzidas à sede da Polícia Federal, na Avenida Almirante Barroso.
De acordo com a Polícia Federal foram observadas infrações ao Código Penal, que versam sobre tráfico de drogas e contrabando de medicamentos. Nos locais fiscalizados pela operação foram encontrados produtos e medicamentos fora da validade, sem licença para venda, fracionados sem autorização da Anvisa, além anabolizantes e anorexígenos que tem a venda proibida em território nacional.
Segundo Lindete Oliveira, chefe da Divisão de Controle de Drogas e Medicamentos da Sesma, a realização de operações como esta é fundamental para garantir a segurança na saúde publica. "Nossa operação é importante para combater irregularidades, protegendo à saúde da população. A Vigilância Sanitária do Município já há algum tempo realiza trabalhos de fiscalização e controle com esta finalidade", explica.