Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Fiscalização na venda irregular de medicamentos

Diário do Pará

Em uma operação conjunta entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Polícia Federal, foram apreendidos mais de 15 mil medicamentos e produtos similares em drogarias de Belém.

A operação que teve início nesta terça-feira (13), já fechou oito drogarias, um delivery de medicamentos e uma loja varejista de suplementos. Além disso, três pessoas foram presas e outras quatro pessoas foram conduzidas à sede da Polícia Federal, na Avenida Almirante Barroso.

De acordo com a Polícia Federal foram observadas infrações ao Código Penal, que versam sobre tráfico de drogas e contrabando de medicamentos. Nos locais fiscalizados pela operação foram encontrados produtos e medicamentos fora da validade, sem licença para venda, fracionados sem autorização da Anvisa, além anabolizantes e anorexígenos que tem a venda proibida em território nacional.

Segundo Lindete Oliveira, chefe da Divisão de Controle de Drogas e Medicamentos da Sesma, a realização de operações como esta é fundamental para garantir a segurança na saúde publica. "Nossa operação é importante para combater irregularidades, protegendo à saúde da população. A Vigilância Sanitária do Município já há algum tempo realiza trabalhos de fiscalização e controle com esta finalidade", explica.

Sair da versão mobile