Snif Brasil
Parceria público-privada pretende conscientizar sobre os riscos à saúde pública causados pela pirataria de medicamentos, insumos e equipamentos médico-hospitalares
Por meio de uma parceria público-privada, a Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) reafirma seu compromisso de colaborar para o combate à pirataria de produtos para a saúde comercializados no Brasil.
O acordo de cooperação celebrado, em 10 de novembro, entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Câmara Americana de Comércio (Amcham) e representantes de empresas que atuam no setor (Abimed, Abraidi, CBDL, ABCV, Abiad, Abimo e Interfarma) estabelece o compromisso de integração de esforços, objetivando a redução de práticas que impliquem risco à saúde pública.
Entre as iniciativas, está prevista a promoção de estudos, debates, seminários e outras atividades que contribuam para o esclarecimento da sociedade sobre os riscos à saúde, provenientes da pirataria de medicamentos, insumos e equipamentos médico-hospitalares.
“Somente através da cooperação entre os diversos segmentos será possível combater com eficácia a pirataria no Brasil. Além de educar a sociedade sobre os malefícios de um produto falsificado, é preciso aprimorar o processo penal para punir e coibir os infratores”, afirma Luciano Lima, coordenador do Grupo de Combate à Informalidade da Interfarma.