Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Galderma e IDVF defendem potencial de crescimento de farmácias e drogarias

As oportunidades de crescimento nas farmácias junto ao setor de Dermocosméticos será tema de Mesa-Redonda, dia 15 de maio de 2013, no 1º Simpósio Internacional do Varejo Farmacêutico.  "Entre todos os canais de distribuição no mercado brasileiro, sem dúvida nenhuma, o mais adequado para o desenvolvimento de soluções para a saúde da pele é o canal farma, mas é preciso que o varejo se aproprie disso, caso contrário, outros canais se apropriarão", prevê Vlademir Carvalho, Diretor Comercial da Galderma e um dos debatedores do Encontro. Segundo ele, a consciência sobre a importância de se cuidar da pele está cada vez maior em todas as classes sociais. Isso é notado, por exemplo, pelo crescimento do consumo de protetores solares, hidratantes e sabonetes – que não só limpam, mas tratam da pele – porém, há desafios que precisam ser vencidos por farmácias e drogarias, e o maior deles é cultural. "Ainda existem muitas redes e farmácias independentes que não perceberam o tamanho da oportunidade existente na categoria Dermo. Muitas justificam a falta de atenção ao segmento pelos motivos mais diversos: o desembolso dos produtos pelo consumidor (“não tenho em minhas lojas esse perfil de cliente”), furto, foco em outras categorias, etc. Para buscar caminhos que desfaçam esses mitos, a Mesa-Redonda trará à discussão formas de desenvolver a categoria Dermo nas farmácias; como propiciar o desejo de compra pelo consumidor; e cases de lojas que já investiram com sucesso na categoria. No dia 16, Marcos Fiaschetti, Diretor do IDVF (Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico), abordará o tema "Programas de relacionamento e fidelização para ampliação da penetração no canal farma: o que considerar e cases de sucesso". Segundo ele, a iniciativa da organização da Expo Pharma de criar este Simpósio é muito positiva, pois permite ampliar a discussão entre toda a cadeia do medicamento. Atividades e discussões como essas, garantem à sociedade um atendimento de qualidade e credibilidade, que é o que também deseja o IDVF, apoiador do evento. Marcos Fiaschetti acrescenta que a informação é fundamental, pois garante o giro de produtos no PDV, adesão ao uso de um medicamento, e é importante entre a indústria e o varejo de ponta. "Ela (a informação) sempre foi muito bem trabalhada pela indústria com o médico prescritor, já nem tanto com o profissional que dispensa o medicamento e isso é imprescindível. Vamos mostrar na palestra cases positivos, de sucesso de fidelização, onde a informação foi utilizada", assegura. Objetivando ser um fórum que reúne informação sobre todos os segmentos do varejo farmacêutico, a Expo Pharma dedicará o dia 17 de maio à Rodada de Negócios HB: Higiene e Beleza, criando estratégias para entender e atender bem o shopper. À frente deste debate estarão a Nielsen e a Distribuidora Zamboni.   Fonte: Febrafar

Sair da versão mobile