Portal farmácia
Medicamentos como bupropiona e fuoxetina ajudam na redução de peso dos ex fumantes
Quando um usuário deixa de fumar, o ganho de peso é um dos problemas enfrentados em virtude da diminuição da taxa metabólica, que faz aumentar o apetite e a melhoria do paladar, gerando 3 a 5 quilos a mais.
Vários medicamentos como bupropiona e a fluoxetina (ambos antidepressivos, conhecidos comercialmente como Zyban e Prozac), foram testados e apresentaram um resultado significativo na redução de peso para ex-fumantes: menos 0,76 kg e 1,30 kg, respectivamente.
“A Bupropiona é um inibidor relativamente seletivo da recaptação da noradrenalina e dopamina. Apesar do objetivo inicial da Bupropiona ter sido para o tratamento da depressão, sua utilização em pessoas que querem parar de fumar mostra diminuição da frequência de abandono do tratamento para deixar o hábito de fumar”, explica à farmacêutica e tutora do Portal Educação Jeana Mara Escher de Souza.
Em três estudos realizados, os participantes usando a bupropiona ganharam significativamente menos peso no final do tratamento do que aqueles em uso de vareniclina (0,51 kg a menos). Não foram encontradas evidências de que vareniclina (comercialmente conhecida como Champix) diminua expressivamente o ganho de peso após a desistência do vício no final do tratamento, que dura cerca de três meses.
Os autores da pesquisa com esses medicamentos concluem que a bupropiona, fluoxetina, terapia de reposição com nicotina e, provavelmente, a vareniclina, reduzem o ganho de peso ganho, durante o seu uso. Ainda que este efeito não tenha se sustentado em um ano (período em que os pacientes não usavam mais estes medicamentos), as evidências são poucas para excluir um modesto efeito também em longo prazo.