Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Gel vaginal diminui pela metade risco de contágio pelo HIV

Folha de São Paulo

Pela primeira vez, um gel vaginal contendo uma droga contra o HIV se mostrou seguro e eficaz na prevenção da contaminação pelo vírus. Isso é o que revela um estudo conduzido na África do Sul. O gel também reduziu o risco de transmissão de herpes.

Para chegar ao resultado, pesquisadores sul-africanos acompanharam um grupo de 889 mulheres com alto risco de infecção pelo HIV durante dois anos e meio. Todas receberam orientações sobre métodos de prevenção, como uso de preservativos.

Metade das voluntárias usou um gel com 1% de tenofovir, antirretroviral usado no tratamento da Aids. As demais receberam um gel placebo, sem a droga.

Elas foram orientadas a aplicar o remédio uma vez 12 horas antes da relação sexual e uma vez logo depois.
As mulheres poderiam usar o gel no máximo duas vezes por dia.

No grupo que recebeu o medicamento, houve uma queda de 39% no risco de contaminação. Esse valor chegou a 54% naquelas que usaram o gel em mais de 80% das relações, em comparação às mulheres que receberam apenas placebo.

Todas passaram por testes mensais para detectar a doença, além de receber aconselhamento sobre prevenção da Aids e redução de risco, acesso a preservativos e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

Sair da versão mobile