Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

“Genérico de marca” é a grande aposta dos laboratórios

O Tempo

Países emergentes têm alta vertiginosa nas vendas de medicamentos

Algumas empresas farmacêuticas de prestígio que antigamente desdenhavam do mercado de baixo custo dos genéricos agora se transformaram em grandes fornecedores desse tipo de medicamento. Mas elas começaram a fabricar genéricos de marca. Laboratórios como a Sanofi-Aventis e a GlaxoSmithKline não querem entrar no mercado de genéricos dos Estados Unidos, onde as redes de drogarias geralmente determinam quais genéricos elas oferecem baseando-se no menor preço disponível. Por isso, as grandes farmacêuticas estão buscando uma base crescente de consumidores em mercados emergentes como o Leste Europeu, Ásia e América Latina. Nessas regiões, muitas pessoas pagam do próprio bolso pelos medicamentos, mas geralmente não têm condições de adquirir aqueles de marcas famosas.

E em alguns mercados emergentes, os consumidores que têm condição financeira preferem pagar um pouco a mais por genéricos de fabricantes muito conhecidos, afirmam analistas da indústria farmacêuticas. Esses produtos são conhecidos como genéricos de marca. Eles levam o nome de um fabricante confiável local ou estrangeiro estampado na embalagem, o que é visto como um sinal de autenticidade e controle de qualidade.

Sair da versão mobile