ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Gestor empreendedor

Revista da Farmácia – ed. 200:

humberto_teski
Lucia Gadelha, consultora especialista em gestão em recursos humanos e capacitação de líderes.

A grande pergunta, no ambiente corporativo, relacionada aos processos de uma gestão eficaz e inovadora é: “quais são as características dos empreendedores de sucesso? Eles têm algo diferente dos outros?”. Hoje há muita concordância entre os especialistas sobre essas características: traços de personalidade, atitudes e comportamentos que ajudam a alcançar êxito nos negócios.

A obra do empreendedor é a sua empresa e ele não tem fronteira para agir em busca de oportunidade, correndo riscos calculados. De acordo com pesquisa da London Business School, entre 29 países analisados, o Brasil é o 5º mais empreendedor com alto grau de ousadia, aceitação de riscos e proatividade para criar novos negócios.

Sabemos que dificilmente um empresário reunirá todas as características de um empreendedor, mas é preciso estar consciente de suas forças e fraquezas, analisando as experiências práticas pelas quais passou e a sua preparação para enfrentar os novos desafios.

É cada vez mais crescente o número de estudos e pesquisas realizadas na tentativa de entender as forças psicológicas e sociológicas que movem o empreendedor de sucesso. O sucesso empresarial não consiste apenas no desenvolvimento de habilidades específicas, tais como finanças, marketing e gestão de pessoas.

Segundo os estudos balizados por muitas pesquisas, o indivíduo empreendedor tem uma estrutura motivacional diferenciada pela presença marcante de uma necessidade específica: a de realização. Essa necessidade impele o indivíduo a buscar objetivos que envolvem atividades desafiantes, com uma acentuada preocupação em fazer bem e melhor, que não são determinadas apenas pelas possíveis recompensas em status e dinheiro.

Pessoas movidas pela necessidade de realização canalizam muita energia para o aperfeiçoamento e o crescimento constantes em seus desempenhos e suas realizações. Gostam de resolver problemas que signifiquem desafio para as suas próprias capacidades e cuja resolução produza sentimento de competência pessoal.

O novo perfil de gestor empreendedor mudou de alguns anos para cá, pois assumiu a multifuncionalidade, o importante papel de gerador de informações para a comunidade, para os colaboradores, para o mercado consumidor, para fornecedores e todos os envolvidos no ciclo de relacionamento, exigindo qualidade e resultados. É aquele que contagia e surpreende todos na empresa, trazendo inovações, novos produtos e serviços, bem como gerando mudanças no ambiente de trabalho. É ter comprometimento com o negócio.

O empreendedor trabalha mais horas com muita intensidade, sabendo extrair de seu trabalho o que vai contribuir para o seu projeto e sua visão de negócio. Tem consciência da sua responsabilidade como gerador de empregos e atualmente investe na troca de experiência com outros empresários, sabe se reinventar e mantém o foco na formação de equipes de alto desempenho, que irão contribuir com o alcance dos resultados da empresa.

Lucia Gadelha

Comunicação Ascoferj

Sair da versão mobile