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Grandes Redes de Farmácias ampliam vendas em 19,61%

Fator Brasil

As vendas nas grandes redes de farmácias e drogarias voltaram a apresentar evolução no novo balanço divulgado pela Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. Neste primeiro semestre, o faturamento total das associadas à entidade superou R$ 9,57 bilhões, índice 19,61% superior ao do mesmo período do ano passado.

Um dos destaques foi a alta de 27,66% dos não medicamentos, cujo movimento chegou a R$ 2,83 bilhões. A participação desta categoria no cômputo geral também subiu de 27,65% para 29,51%. Já a comercialização de medicamentos no semestre registrou aumento de 16,54%, correspondente a R$ 6,76 bilhões.
Além disso, a venda de genéricos ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão.

O Programa Aqui tem Farmácia Popular foi o que apresentou o maior percentual de crescimento – 99,59%, com vendas que perfizeram R$ 120 milhões. “São indicadores que evidenciam o perfil do consumidor brasileiro, que prioriza o fator preço e a conveniência de comprar medicamentos e outros produtos em um só lugar”, ressalta o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. No geral, mais de 302 milhões de atendimentos foram registrados, com 812 milhões de unidades vendidas em todo o território brasileiro em 3.498 lojas.

Apesar de manterem 6% do número de pontos de venda no Brasil, as redes associadas à entidade contabilizam 36% do movimento geral de vendas. Outras redes apresentam 12% de participação no mercado, com 3% do total de lojas. “É uma mostra de que as redes do setor, sejam grandes, médias ou pequenas, estão em expansão”, afirma Barreto. Outro índice marcante: das 12.110 lojas que correspondem a 75% do mercado, mais de 2 mil já têm faturamento acima de R$ 4 milhões ao ano.

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